HTML5 (Hypertext Markup Language, versão 5) é uma linguagem para estruturação e apresentação de conteúdo para a World Wide Web e é uma tecnologia chave da Internet originalmente proposto por Opera Software.
É a quinta versão da linguagem HTML. Esta nova versão traz consigo importantes mudanças quanto ao papel do HTML no mundo da Web, através de novas funcionalidades como semântica e acessibilidade. Possibilita o uso de novos recursos antes possíveis apenas com a aplicação de outras tecnologias. Sua essência tem sido melhorar a linguagem com o suporte para as mais recentes multimídias, enquanto a mantém facilmente legível por seres humanos e consistentemente compreendida por computadores e outros dispositivos (navegadores, parsers etc).
O HTML5 será o novo padrão para HTML, XHTML, e HTML DOM. Atualmente, está em fase de esboço, porém diversos navegadores já implementam algumas de suas funcionalidades.
CSS
Cascading Style Sheets (CSS) é um simples mecanismo para adicionar estilo (cores, fontes, espaçamento, etc.) a um documento web.
Em vez de colocar a formatação dentro do documento, o CSS cria um link para uma página que contém os estilos. Quando quiser alterar a aparência do portal, basta modificar apenas um arquivo.
Com a variação de atualizações dos navegadores, o suporte ao CSS pode variar. O Internet Explorer 6, p. ex., tem suporte total a CSS1, e praticamente nulo a CSS2. Navegadores mais modernos, como Google Chrome e Mozilla Firefox, tem suporte maior, inclusive até a CSS3, ainda em desenvolvimento.
A interpretação dos navegadores pode ser avaliada com o teste Acid2, que se tornou uma forma base de revelar quão eficiente é o suporte de CSS, fazendo com que a nova versão em desenvolvimento do Firefox seja totalmente compatível a ele, assim como o Opera já é. O Doctype informado, ou a ausência dele, determina o quirks mode ou o strict mode, modificando o modo como o CSS é interpretado e a página desenhada.
Assistir Tutoriais
Nenhum comentário:
Postar um comentário